XVIII ENCONTRO DE GESTORES CALABRIANOS

 

XVIII ENCONTRO REGIONAL DE GESTORES CALABRIANOS 2023

 

 

O dia 22 de agosto do ano em curso foi marcado pelo XVIII Encontro Regional de Gestores Calabrianos como o tema Artesãos da Providência do ponto de vista da gestão Calabriana. O objetivo do encontro foi reconhecer e viver a Providência na gestão e na cultura da atividade, tendo como referência o que dizia São João Calábria: "A primeira providência somos nós".

O primeiro subtema do encontro - Gestão e Providência: ser artesões da providência na gestão das atividades da Obra, foi desenvolvido pelo padre Massimiliano Parrella, Casante (Superior Geral dos Pobres Servos da Divina Providência - PSDP).

Fazendo referência a dois documentos do Papa Francisco Laudato Si' (sobre o cuidado da casa comum) e Fratelli tutti (sobre a fraternidade e a amizade social) ele enumerou três pontos para nos tornamos artesões da providência: a busca incessante da justiça, primar pela cultura da paz e o cuidado com a nossa casa comum.

O segundo subtema Artesãos da Providência: planejamento, gestão e avaliação como instrumento de Providência, sinodalidade e corresponsabilidade, foi facilitado pelo Ir. Gedovar Nazzari, conselheiro e ecônomo geral dos PSDP.  

Podemos condensar o conteúdo desse subtema a partir das seguintes afirmativas: é preciso gerir com as mãos, mente e coração; não é contra a Providência a organização, planejamento e a contabilidade; é primordial o papel da espiritualidade na gestão Calabriana.

O encontro também oportunizou a participação dos gestores dos setores que compõem a Abra Calabriana aqui no Maranhão. Na oportunidade eles e elas compartilharam a manifestação dos sinais da Providência.

Foram compartilhados mais de quarenta sinais da manifestação da Providência.  O padre Massimiliano foi enfático ao dizer que "acolher os sinais que a Providência que nos envia é fundamental para sermos artesãos da Providência".

O encontro foi marcado pela oração, animação, troca de saberes e valorização da cultura, sem esquecer, da presença do Conselho Geral e da Delegação dos PSDP aqui no Brasil.

Texto: Luiz Barros