Serviços

 

 

O CESJO, dentro de suas áreas de atuação oferece os seguintes serviços:
 

EDUCAÇÃO: Ensino médio regular e EJA; Cursos profissionalizantes em parceria com o IFMA.

     

SOCIOASSISTENCIAL: Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência; Casas-Lares; Reabilitação Clínica.

CENTRO DIA DE REFERENCIA PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA

Objetivo: Atende jovens e adultos na faixa etária de 18 a 59 anos com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, autismo e múltiplas deficiências e suas famílias.

CENTRO DIA DE REFERENCIA PARA CRIANÇAS COM MICROCEFALIA E OUTRA DEFICIENCIAS

Objetivo:  Atende crianças de (0 a 06 anos) e suas famílias.

CENTRO DE ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO III

Objetivo: ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, nas modalidades de reabilitação (Auditiva, Física, Intelectual e/ou Visual)

CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Primeira escola do bairro da Cidade Operária, a Coordenação de Educação do CESJO oferece, atualmente, ensino médio e profissionalizante a cerca de 2 mil jovens em situação de vulnerabilidade social.

PROJETO CUIDAR: Ao longo dos meses: janeiro de 2021 a agosto de 2022, o Projeto Cuidar vem  executando  várias ações e formações gratuitas que contemplam a comunidade da Cidade Operária e áreas adjacentes. O Projeto Cuidar tem como objetivo ser espaço de acolhida e capacitação profissional, prioritariamente de pessoas com deficiências da comunidade local. Por meio do Cuidar as pessoas têm acesso à educação empreendedora em diversas áreas como: Oficina de Manutenção Básica de Cadeira de Rodas, Curso de Libras Básico, Libras Intermediário, Libras Avançado, Oficinas de Artes Cênicas - Teatro, Oficinas de Fantoches, Minicursos de Acessibilidade Aplicada, Minicursos de Audiodescrição, Oficinas de Educação Financeira,  Palestras sobre temáticas de valorização da pessoa com deficiência e combate ao capacitismo, entre outras formações que visam potencializar a acessibilidade e a promoção do empreendedorismo para os seus beneficiários.

O projeto é uma iniciativa do CESJO, em parceria com outras instituições renomadas nas áreas sociais como: Instituto ALCOA, SAN GIOVANNI CALÁBRIA - "Delegazione Europea" e CEDIMA/CMDI-SL/RENADI-MA.

As formações são ofertadas na modalidade híbrida, 100% gratuitas, com conteúdos e atividades em formatos interativos, lúdicos e acessíveis, através da utilização de jogos e tecnologias assistivas, estruturadas em uma perspectiva inclusiva, visando qualificar e facilitar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e convívio social.