Centro Dia Infantil - Inauguração Convite

CESJO irá inaugurar Centro Dia Infantil para crianças com microcefalia.

Acontecerá no dia 19 de fevereiro as 09h nas dependências do Centro Educacional e Social São José Operário, a inauguração de mais um serviço voltado a pessoa com deficiência, nesse caso com foco a criança com deficiência. O Centro Dia Infantil é uma parceria com a Prefeitura de São Luís, Governo Federal, Governo do Estado e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

O que é Centro Dia para Crianças?

É um serviço que está no âmbito do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), sendo referenciado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que acompanha durante o dia crianças de 0 a 6 anos com deficiências e as suas famílias.

Com tudo pronto para receber as famílias, antes da inauguração várias visitas foram feitas nas dependências do Centro, pela Secretaria e pelas próprias famílias das crianças que serão atendidas, por toda equipe técnica e de cuidadores  que já foi selecionada e capacitada para melhor atender os usuários do serviço.

Na oportunidade conversamos com Senhor Dain Brandão, pai do Beijamim, criança com microcefalia e com a Secretária Andréia Carla Santana Everton Lauande .

- DIC: A semanas da inauguração do Centro Dia Infantil aqui no Maranhão, qual a importância de um serviço como esse aqui na capital?

- Dain Brandão: Para a gente é muito importante porque, além da terapia que é uma coisa urgente que precisamos, mas também a questão do afeto, porque a proposta do Centro Dia é aproximar às famílias, acho que essa proposta de que o pai e a mãe tenham um momento com seus filhos de forma tranquila é muito necessário... Ter um Centro que dá uma oportunidade de aprender isso em conjunto acho que é de extrema importância.

O pai comentou ainda a importância do convite dos gestores da Instituição para acompanhar e ajudar no plano de trabalho que o Centro irá oferecer fazendo uso do lema do movimento que é o Nada sobre nós, sem nós, que faz toda a diferença no dia a dia dos trabalhos do Centro.

- DIC: Qual a visão da Prefeitura de São Luís e da Secretaria na necessidade de Centros como esse voltado a pessoa com deficiência?

- Andréia Carla Lauande: Na verdade a Prefeitura de São Luís entende que tem esse débito histórico com as pessoas com deficiência, e com determinação do Prefeito todos os nossos serviços tem que ser pensados e voltados a pessoa com deficiência, sabemos que ainda há muito a se fazer mas já se iniciou todo esse processo, o próprio Centro Dia para jovens e adultos que foi inaugurado dia 18 de março de 2014 que esse ano faz 4 anos de inauguração, então isso para nós é uma marco porque é uma referência nacional e foi uma parceria que deu muito certo com a Congregação Pobres Servos da Divina Providência, desta mesma forma agente estende essa parceria com a ampliação desse serviço para atendimento as crianças com deficiência que sempre foram um grito do movimento que pensássemos em mais serviços para crianças com deficiência e claro que nesse momento são as crianças com microcefalia que são a prioridade, entretanto como já conversamos com alguns familiares, é um processo de aprendizagem constante, a equipe já foi selecionada e está se capacitando e nós vamos alargando esse nosso atendimento, começar com criança com microcefalia depois expandindo para outros tipos de deficiência para que agente de fato possa fazer melhor atendimento possível, então a tendência é que de fato daqui a mais algum tempinho se construa outro serviço de referência nacional, por isso que a gente está trabalhando já.